Bicas - MG -
Pequenas fantasias,grandes foliões
Para resgatar velhos carnavais, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF, exibe a exposição “Quem é Você?”.
A mostra apresenta miniaturas de bonecos com réplicas de fantasias utilizadas nos carnavais de várias épocas.
As visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 26 de fevereiro. A entrada é gratuita.


Com que roupa eu vou?

As fantasias dão tom às brincadeiras de Carnaval. Seja nos desfiles de Escolas de Samba, nos blocos ou nos bailes de salão, a criatividade na escolha dos trajes contribui para o clima de descontração que envolve os foliões nesta época do ano. Esse hábito foi introduzido no Brasil através dos bailes de fantasias e máscaras, inspirados na cultura italiana. Naquela época, os clubes italianos resgatavam o carnaval de Veneza juntando-se aos desfiles das grandes sociedades. Esses bailes se tornaram uma tradição e perduraram durante décadas dando origem aos concursos de fantasia onde o luxo imperava e despertava muita briga entre os concorrentes perdedores.

“Quem é você?” resgata réplicas de fantasias utilizadas em uma época em que as pessoas se adornavam com glamour e criatividade para irem aos bailes nos clubes e agremiações. Homenageando os personagens da Commedia dell’Arte italiana e do Carnaval Veneziano, destacam-se as fantasias de Pierrot, Arlequim e Colombina. Os três personagens, criados no século XVI para satirizar os costumes sociais da época, conquistaram o público e passaram a fazer parte das fantasias mais requisitadas para a Festa de Momo.

Ao todo são 55 peças, confeccionadas em diversos tipos de materiais, que relembram personagens do Carnaval. O público poderá conferir reproduções de fantasias de baiana, holandesa, odalisca e cigana. Das histórias e do imaginário infantil surgem alegorias de bruxa, fada e palhaço. O Carnaval juiz-forano é representado por três personagens do tradicional bloco “Domésticas de luxo”; as peças em papel machê foram confeccionadas por Valéria Rosa.

Museu de Cultura Popular

Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras, tendo destaque especial a cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes.

Forum da Cultura
Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG
Evento: Mostra “Quem é você?”
Dias: do dia 02 até o dia 26 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14 às 18h
Telefone: (32) 3215-3850
Entrada: Franca

Mais informações sobre a exposição no Site do Forum da Cultura: www.ufjf.br/forumdacultura

Service Divulgação


Copyright © 2016 - Bicas News by Navearte - Praça Rui Barbosa, 33 - Centro - Bicas - MG - CEP: 36600-000 - TEL: (32)3271-2244 - WhatsApp: (32) 98862-2244

Copyright © - Bicas News by Navearte