Bicas - MG -
Mostra fotográfica relembra “Velhos Carnavais”
Encontra-se em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura, da UFJF, a exposição “Velhos Carnavais”. Ao todo são 16 fotografias das décadas de 1940 e 1950, feitas em estúdio, com crianças e adolescentes fantasiadas.
As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 18h, até o dia 26 de fevereiro. A entrada é gratuita.



Memórias vivas

Na década de 1940, as famílias tinham o costume de levar suas crianças e adolescentes aos estúdios fotográficos para posarem para fotos. Depois de reveladas, as fotografias eram guardadas em álbuns de família, e também eram oferecidas às avós, tias e madrinhas como uma recordação.

A mostra “Velhos Carnavais” resgata fotografias em preto e branco, tiradas entre as décadas de 1940 e 1950, com a temática do Carnaval. As fotos, que fazem parte do acervo de famílias de Juiz de Fora, retratam crianças, jovens e adultos posando para fotos vestidos com fantasias carnavalescas. Ciganas, bailarinas, baianas e marinheiros são algumas das alegorias utilizadas pelos fotografados.

A maioria das fotografias é de crianças com seus irmãos. Em dupla ou em trio, com expressões sérias ou com sorrisos discretos, os pequenos, em poses ensaiadas, dão o ar da graça aos ensaios fotográficos. Outras fotos registram grupos de jovens e adolescentes posando para fotografias nos festejos da Folia de Momo.

Além de fazer parte da memória das famílias, essas fotografias ganham significado histórico ao retratar um hábito social e cultural de uma determinada época. Se hoje, com as tecnologias digitais, fazemos fotografias até mesmo com o aparelho celular, naquela época, os estúdios fotográficos eram o recurso mais utilizado para eternizar momentos felizes das famílias.

A Galeria de Arte do Forum da Cultura A Galeria de Arte, localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, é o espaço onde o público aguarda a abertura do Salão do Teatro. Instalada num local privilegiado, a Galeria abriga uma produção eclética com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas.

Em um espaço acolhedor, a Galeria tem três linhas de ação. A primeira dedica-se ao resgate da pintura clássica juiz-forana; a segunda, a novos talentos abrindo espaço para carreiras iniciantes; e a terceira volta-se para a iconografia das artes cênicas.

Forum da Cultura
Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG
Evento: Mostra “Velhos Carnavais”
Dias: de 26 de janeiro a 26 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14 às 18h
Telefone: (32) 3215-3850
Entrada: Franca

Mais informações sobre a exposição no Site do Forum da Cultura: www.ufjf.br/forumdacultura

Service Divulgação

Copyright © - Bicas News by Navearte